Combate a Leucemia

FEVEREIRO LARANJA: O MÊS DE COMBATE A LEUCEMIA.

A importância do compliance trabalhista na conscientização e prevenção de doenças.

A campanha chamada Fevereiro Laranja visa conscientizar e manter em alerta sobre a leucemia. Um dos pontos fortes da campanha é orientar as pessoas sobre a relevância de se fazer exames para que o diagnóstico saia o mais rápido possível.

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer, somente no ano de 2018 foram estimados 10.800 novos casos de leucemia no país, a conta traduzida em gênero dizia que 5.940 seriam homens e 4.860 mulheres.

Dessa forma, pode-se entender o quão complexo e sério é o tema, além disso, a campanha visa sensibilizar em prol da doação de medula óssea que nesse caso é de suma importância.

Agora que você já conhece a campanha e a sua relevância veja as dicas que preparamos para o mês de fevereiro.

Ações de conscientização e prevenção para o Fevereiro Laranja

Cuidar dos colaboradores talvez seja a melhor demonstração de afeto por quem trabalha pela sua empresa. Também é uma boa maneira de estreitar os laços entre a empresa e o colaborador e de quebra, incentivá-los a fazerem o bem em coletividade.

1. Faça palestras de sensibilização:

Palestra de sensibilização é uma ótima forma de fazer as pessoas entenderem alguma causa e sua importância. Dessa forma, traga profissionais de saúde para a empresa, bem como, pessoas que já passaram pelo tratamento para contar sua história e experiência de vida. Explicar o processo do tratamento e ouvir uma história de superação de perto pode ser muito positivo para os colaboradores.

2. Inicie uma campanha de doação de medula óssea:

Já que uma das maiores dificuldades de quem é diagnosticado é achar um doador de medula óssea que seja compatível. Dessa forma, uma boa maneira de ajudar é fazendo uma campanha de doação interna, na empresa. Sendo assim, deixe os colaboradores seguros de que poderão se deslocar até o hemocentro da sua cidade para se cadastrar e fazer a doação sem que sofra uma pressão por conta da presença, uma vez que deve ser respeitado o tempo de recuperação do doador, pois não é um processo tão simples e exige cuidados especiais.

Por fim, podemos dizer que evitar os fatores de risco e detectar precocemente qualquer tipo de câncer ainda é a melhor estratégia para combater a doença e oferecer qualidade de vida por meio do tratamento adequado.

A campanha Fevereiro Laranja destaca ainda que a doação de medula óssea também é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, é encontrado apenas um doador compatível. Portanto, quanto mais doadores, maiores são as chances de compatibilidade.

Multiplique essa ação com seus colaboradores, implantar uma cultura multiplicadora do bem e de boas ações estimula o clima de colaboração entre as equipes e pode render bons resultados para a empresa.

Fonte de pesquisa – Inca

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *